sexta-feira, 28 de maio de 2010

O poder do cérebro!

Eu, particularmente, gosto muito deste documentário. Já utilizei várias vezes em sala de aula, para mostrar aos alunos a importância de prestarmos atenção à centralidade deste órgão que a evolução tratou de aperfeiçoar para nós: o cérebro.
Nos cinco vídeos aqui postados, veremos assuntos como a evolução do cérebro, sua composição, os efeitos do álcool, o controle motor, a percepção, classificação, memória, educação, sociabilidade e consciência. Todos eles abordados de maneira didática e com a qualidade de produção típica dos documentários da BBC.
Senhoras e Senhores, com vocês, Robert Winston!!!










Para ler:

         

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Formação de memória.

Quando alguém fala a palavra memória no meio educacional, quase sempre outro alguém "ouve" a palavra decoreba. Essa relação, fruto de uma prática muito mais frequente num passado não muito distante, que concebia a aprendizagem como uma repetição literal dos conteúdos escolares, fez com que os educadores se afastassem do estudo de uma função psicológica que tem uma estreita relação com o processo de aprendizagem, confundindo-se com este em muitos aspectos.
Felizmente, com a popularização das chamadas neurociências e sua penetração no campo da educação escolar, temos nos dado conta da importância de conhecermos a estrutura e o funcionamento da memória para tomarmos as melhores decisões quando tivermos que ajudar alguém a aprender de maneira significativa e duradoura.


Excelente introdução ao campo dos estudos sobre memória, escrito por um dos maiores especiallistas no assunto, o professor Alan Baddeley, e mais dois colaboradores.